quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Meu Top 5 de sagas da Marvel

Venho aqui apresentar quais as minhas 5 sagas favoritas da Marvel. Atenção que este é o meu gosto pessoal e poderá não ir de encontro ao que muitos pensam. No entanto, deverão ter em conta que irei explicar o impacto que teve sobre mim.

5 - Acts of Vengeance (Actos de vingança)
 Um conceito básico. Os vilões trocam de alvo entre si e atacam heróis que nunca os confrontaram. Por exemplo, o Dr. Doom enfrenta o Punisher, Wolverine enfrenta o Mandarim... O que é importante para mim nesta saga é a história que envolve o Homem-Aranha... ele ganha poderes cósmicos e fica infinitamente poderoso. Foi para mim uma das melhores fases do Homem-Aranha, principalmente no epilogo em que enfrenta os mesmos vilões mas apenas com os seus poderes normais.

4 - Inferno
 Eu li esta saga originalmente aos 12 anos. Foi a primeira saga em que pude ler do inicio ao fim e também ler os tie-ins. Conceito básico: uma invasão de demónios em Nova York, utilizando como base um Empire State Building de proporções demoníacas. Pelo meio, vemos objectos inanimados como táxis, cabines telefónicas, elevadores e caixotes do lixo a ganharem vida através da possessão demoníaca. O que é que isto tem a ver com os X-men? Muita coisa. A irmã de Colossus, Ilyana, era a rainha do Limbo e, tendo sido manipulada, abre inadvertidamente um portal do Limbo sobre Nova York. Madelyne Pryor, ex-mulher de Cyclops, trabalha com os demónios, descobre que é um clone de Jean Grey e tenta sacrificar o próprio filho. Por detrás, temos o Sr. Sinistro que tem manipulado o destino da família Summers desde a infância. E, no topo disso, o primeiro encontro entre X-men e X-Factor desde a ressurreição de Jean Grey, Uma saga a não perder.

3 - Secret Wars
 Porque é que esta saga está em terceiro lugar? Bem, se eu tivesse lido a saga na altura em que saiu originalmente, provavelmente estaria melhor colocada. No entanto, apenas li na íntegra quando foi publicada na revista A Teia do Aranha nº62 a 66 (edição brasileira). Na altura, a cronologia em Portugal já tinha chegado às revistas americanas de 1991 e pesa um pouco ler uma saga com 7 anos de desfasamento. Não deixa de ser uma grande saga.

2 - Civil War

 Uma saga que surpreendeu tudo e todos. Um incidente com super-heróis mata 600 pessoas, entre as quais 60 são crianças numa escola. Tudo é visto em directo na televisão devido a um reality-show envolvendo os New Warriors e tudo é visto como negligência. O Senado aprova a lei de registo de super-humanos, obrigando a que se registem, revelem a sua identidade numa base de dados e aceitem trabalho governamental. Iron Man apoia a lei. Captain America não aprova. Dois lados são criados em que a facção do Capitão América é considerada fora-da-lei, vilões registam-se e passam a caçar heróis legalmente, o Homem-Aranha revela a sua identidade em conferência de imprensa. Enfim, são tantas as voltas que nem dá para respirar. No final, quando pensamos que a facção do Capitão América vai ganhar, ele rende-se ao ver o que guerra civil de super-heróis está a fazer às pessoas normais. No rescaldo da guerra, Tony Stark é nomeado o novo director da S.H.I.E.L.D., o capitão América é morto e a Marvel nunca mais foi a mesma...

1 - The Infinity Gauntlet
Uma palavra para esta ser a minha saga favorita de todos os tempos: Thanos.
O vilão mata metade do Universo com um estalar de dedos para satisfazer a Morte. Num acesso de raiva, causa uma explosão tão grande que afunda as ilhas do Japão e tira a Terra de órbita. Sem nenhum esforço derrota não só os heróis da Terra como as divindades do Universo. Um dia vou contar a história ao pormenor.
Contém também a cena mais heróica do Capitão América. O único herói de pé, que não possui super-poderes para além da sua força e da sua agilidade. Encara frente a frente um Deus...
Sem dúvida, a melhor saga de todos os tempos.

3 comentários:

  1. boas escolhas amor. gostei muito. parabéns. mais um belo texto.

    ResponderEliminar
  2. Só uma gaffe. A Madelyne Pryor era ex-mulher do Cyclops, e não do Colossus^^

    E deixaste algumas grandes sagas de fora (talvez um futuro Top10), tipo "Avengers - Under Siege", "Avengers Forever", Avengers vs Defenders", "Maximum Carnage", "Maximum Security", "Onslaught Saga", "Operation Galactic Storm", "Ultron Unlimited", "The Dark Phoenix Saga" e a "World War Hulk", entre outras.

    De qualquer forma boa escolha mas vale a pena serem analisadas ao pormenor.

    ResponderEliminar
  3. Já está rectificada. Um pequeno lapso da minha parte. Ainda bem que és o meu corrector :P

    ResponderEliminar