terça-feira, 21 de agosto de 2018

Hank Pym - O Homem Formiga Original






Este fim-de-semana fui ver o novo filme da Marvel, Homem-Formiga e a Vespa, e ao ver o Michael Douglas a fazer de Hank Pym e a Michelle Pfeiffer a fazer de Janet Van Dyne, passou-me pela cabeça a história conturbada entre os dois.

Henry "Hank" Pym foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby tendo surgido na revista Tales to Astonish #27 de Janeiro de 1962.

A história era para ser a única aparição do personagem, como acontecia em muitos títulos da Marvel na altura. The Man in the Ant Hill (O Homem na Colina da Formiga) foi uma história de sete páginas em que um cientista utilizava uma tecnologia nova e uma descoberta cientifica para encolher ao ponto de ficar do tamanho de uma formiga. Na história, ele era perseguido por abelhas e formigas. Imaginem um "Querida, Encolhi os Miúdos" no inicio dos anos 60.

A história acabou por vender bem ao ponto de Stan Lee querer tornar Hank Pym num super-herói. Em Setembro desse ano, em Tales to Astonish #35, Hank Pym voltava a aparecer e assumia a identidade de Homem-Formiga. A edição #44 introduziu Janet Van Dyne, que no mesmo número se tornou a Vespa e parceira do Homem-Formiga.


Em Setembro de 1963, o Homem-Formiga e a Vespa fundavam os Vingadores em conjunto com o Hulk, o Homem-de-Ferro e o Thor.

Ao longo dos anos, Hank e Janet saíram e voltaram a entrar várias vezes na equipa. Da mesma forma, Hank assumiu várias identidades como Giant-Man, Goliath e Yellowjacket.

As várias identidades que assumiu ao longo do tempo eram apenas sinais de instabilidade mental. No seu primeiro regresso aos Vingadores, Hank assumiu a identidade de Giant-Man devido a sentir-se inferiorizado perante pesos pesados como o Thor, o Capitão América e o Homem-de-Ferro. Nesse altura, desenvolveu uma relação romântica com Janet. Pouco tempo depois, saem temporariamente da equipa e quando regressam, assume uma nova identidade, a de Goliath. Um acidente faz com que ele fique na forma de gigante durante uns números o que afecta ainda mais a sua auto-estima. Após voltar a assumir o controlo do seu tamanho, cria o robô Ultron que se torna consciente e um dos maiores vilões dos Vingadores. Durante uma experiência falhada, Pym inala substâncias químicas que o tornam esquizofrénico e sofre de uma crise de personalidade. Reaparece na Mansão dos Vingadores como o  arroante Yellowjacket e alega ter eliminado Pym. Apenas a Vespa percebe que é Hank e aceita a sua oferta de casamento. Hank recupera das substâncias químicas durante uma batalha com o Circo do Crime no casamento. Alguns anos depois, depois de várias saídas e regressos aos Vingadores, o comportamento de Hank começa a tornar-se errático e agressivo com Janet.
Inclusive, chega a atacar um inimigo por trás após o mesmo ter-se rendido, o que leva o Capitão América a suspendê-lo dos Vingadores após um tribunal marcial.

Nessa altura, Hank sofre um esgotamento nervoso e ocorre o momento que irá marcar o personagem para sempre.
De forma a tentar restaurar a sua credibilidade perante a equipa, engendra um plano de construir um robô que irá atacar a equipa e num momento crucial iria utilizar o ponto fraco da máquina para a derrotar sozinho. Janet descobre o plano e pede a Hank para parar, o que leva a que Hank lhe bata.
Jim Shooter, o escritor dos Vingadores na altura, queria que o estalo fosse acidental quando Hank tentava afastar Janet, mas o desenhador Bob Hall não compreendeu a ideia e fez com que fosse um valente estalo.

Hank é expulso dos Vingadores e Janet divorcia-se.

Depois de se redimir e dos Vingadores e Janet o perdoarem, Hank coloca de lado o super-herói e decide dedicar-se a tempo inteiro à sua pesquisa cientifica.

Hoje, passados 30 anos, depois de ter voltado aos Vingadores várias vezes e ter quase reatado com Janet, nenhum dos leitores se esquece do acto de violência doméstica...

Abaixo, poderão efectuar o download do TPB The Many Faces of Hank Pym onde poderão ver várias fases da carreira do Homem Formiga original. Basta clickarem na imagem.

https://mega.nz/#!S0YDjIaI!ptlNxt2hSegf_t5hkI0T2hd2qLMaVb3oc9NKzyN0Sk0




 






Sem comentários:

Enviar um comentário